sábado, 12 de novembro de 2011

História da Découpage!

A arte da decoupage suas raízes na arte, leste da Sibéria . Ela foi aperfeiçoada na China,
onde foi usada no século 12 para objetos decorativos. Mas o nosso olhar a moda que tomou conta da Europa no século 18!




Decoupage foi usado pela primeira vez na Europa, resourceful Venetian artesãos como uma forma de capitalizar a moda da laca que estava sendo importado da Ásia. Os artesãos desenvolveram a técnica de tirar folhas de gravuras que eram coloridas à mão, cortando e colando-as na superfície de móveis. Várias camadas de verniz foram aplicadas para criar o brilho lembra alto brilho laca trabalho tradicional. Os venezianos chamada esta técnica relativamente barata lacca povera.


Na França do século 18, a técnica foi renomeado découpage (tomadas a partir do verbo découper , 'cortar') e foi extremamente popular entre um circuito de senhoras elegantes (e alguns homens!). Encontrar impressões adequada para cortar era um pouco mais difícil na Europa do século 18 (sem fotocopiadoras a cores Kinkos!) gravadores ofereceu cópias para venda, que foram especificamente destinadas a artistas decoupage. Foi difícil para saciar o apetite decoupage artistas para novas imagens, e que levaria a uma tesoura para nada. Na corte de Luís XVI e Maria Antonieta, as senhoras cortar pinturas originais de Boucher, Watteau e Fragonard na sua busca de novas decorações para os fãs de sua decoupage, caixas ou telas.

"livros para ler" e "fatos de saber"!
Do século 18 a Grã-Bretanha também foi encantado com a arte da decoupage e toda mulher tinha um par de tesouras em sua posse. O wiz final com uma tesoura foi Mary Delany (nee Granville), o aristocrata Inglês, que só começou a imitar flores em colagens de papel após a morte de seu segundo marido de 72 anos ! Mary tinha sido casado com a idade de 17 contra a vontade de um marido que era quase 60 anos, no início da vida que ela ocupava seu tempo com trabalhos manuais.

Seu artesanato favoritos eram shell decoração, retratos silhueta e bordados. Seu primeiro marido morreu em 1724 - quando Maria tinha apenas 24 -, mas ela ficou viúva até aos 44. Seu segundo casamento com Dr. Delany durou 25 anos e foi extremamente feliz. Quando o Dr. Delany morreu, Mary viveu por algum tempo com a duquesa de Portland e quando esse amigo morreu (Mrs. Delany viveu até 88 anos, então ela sobreviveu a muitos de seus amigos), ela se mudou para uma pequena casa de propriedade do Rei e rainha!


A fim de imitar com precisão flores, Mrs. Delany iria começar a trabalhar com o modelo. Então ela cortou pequenos pedaços de papel para representar as várias partes da flor usando papéis mais claros e escuros para criar o efeito de sombreamento. Ela colou seus papéis em um fundo preto seria a camada de papéis em cima da outra. As plantas foram sempre representados em tamanho natural e uma única imagem pode conter centenas de peças. Ela era uma trabalhadora rápida e criou milhares dessas colagens na última década de sua vida. (Procurar flores Mrs. Delany está no Museu Britânico )


( O Centro de Yale para a arte britânica tem actualmente em exposição 30 de colagens floral Mrs. Delany Estas obras fazem parte da coleção do Museu Britânico de 1000 colagens de papel e raramente são emprestados -. assim se você tiver a oportunidade - go, go, go !)


É bastante surpreendente que este ofício ainda tem apelo nos dias de hoje. Eu seria negligente se deixei de fora o mestre decoupage moderno - John Derian! Derian criou sua primeira placa de vidro decoupaged em 1989 e seu nome é, certamente, sinônimo de high-end decoupage hoje! Derian utiliza reproduções de imagens antigas e cada uma de suas peças decoupaged ainda são criados à mão.


Fatos do Saber

Um dos amigos mais próximos Mrs. Delany foi a duquesa de Portland, que era a mulher mais rica da Grã-Bretanha. A Duquesa era uma grande colecionadora e ela comprou o Vaso Portland - que foi uma enorme fonte de inspiração para Josiah Wedgwood - de Sir William Hamilton.
Marie Antoinette não era a única rainha que amou decoupage. Queen Charlotte foi uma entusiasta decoupage e amigo de Mrs. Delany, e neta da rainha, a rainha Victoria era também um colecionador decoupage!


Livros para Ler

"Cutting up Berchems, Watteaus e Audrans": A "Lacca Povera" Secretário no Metropolitan Museum of Art , Danielle O. Kisluk-Grosheide Metropolitan Museum Journal, vol. 31, (1996), pp 81-97 - Um artigo acadêmico sobre alguns dos lacca povera itens na coleção do Metropolitan Museum.
Judith Miller Móveis: Estilos Mundial do Clássico ao Contemporâneo - Embora este livro tem apenas uma pequena seção em lacca povera, que é um grande recurso para a história de móveis. É um pouco caro, mas definitivamente um dos livros que você irá consultar com freqüência.
Mrs. Delany: sua vida e suas flores por Ruth Hayden - É escrito por um dos descendentes da Sra. Delany e é apenas um grande olhar para a vida de uma mulher incrivelmente talentosa.
Mrs. Delany e seu círculo - este é o livro que acompanha a exposição Yale.


Segue á fonte e ilustrações vale á pena conferir _Adorei!

http://www.designsponge.com/2009/12/past-present-decoupage-history-diy-project.html




A decoupage foi popular na Europa, entre os séculos 17 e 18, em especial na França, tendo como maior seguidora, Maria Antonieta, a qual, junto com sua Corte, faziam trabalhos com imagens de artistas famosos da época. Vários trabalhos da Rainha Francesa, no início do século 19, foram encontrados em grandes salas de casas inglesas na era Vitoriana. Era muito comum encontrar em suas obras, a frase: “Découpure faite par la Reine”