segunda-feira, 13 de abril de 2015

Feltragem com Pêlo de Gato #Curiosidade #Feltragem

Olá, Pessoal;  estamos no outono,  tardes frias com ventinho gelado vamos feltrar.



 Needle Felting,  feltragem a seco, técnica da águlha, possuem pontas afiadas e farpadas parecendo  escamas, ao penetrar a lã ou pelo, seu atrito começa aglomeração dos fios em cima de um bloco  de espuma altura minima de 5 cm, é a  feltragem  a seco Needle Felting  propriamente dita. 


Iniciei a pesquisa sobre a feltragem a seco Needle Felting, não é fácil encontrar esse material  no Brasil mesmo pela internet. Todo cuidado é pouco motivo é a qualidade da agulha, no  começo manusiei com uma agulha comprada em uma importadora japonesa, bem embalada com meadas de lã merino e passo a passo, são agulhas indústriais sem proteção,  quanto maior o numero da agulha, maior a precisão. O diâmetro entre 32 a 42, são 16 tipos de agulhas a mais usual  é a média tamanho 38. 

                                       
                                                       by Rocosta 2015

Meus testes_ fiz um boneco com estrutura de arame coberto com lã cardada e lã merino, cabeça com bola de isopor, rosto aplicado EVA, cabelo lã merino, olhos em EVA,  para fazer  o casaco do boneco, não tinha a manta feltrada, tinha feltro (TNT) foi com ele que tudo começou.

                                            by Rocosta 2015






Todos os dias escovo minha gatinha, saem muitos pêlos, comecei a  separar  para criar algo. Eureka! feltragem com os pêlos da gatinha no casaco.  Ao colocar o casaco no boneco observei que  faltava algo, alguns  detalhes com lã merino, não foi o bastante.



  

                                                      by Rocosta 2015
 No dia seguinte meu dedo polegar estava vermelho e super dolorido, fui parar no HOSPITAL, atendida por 2 médicos, Clinico e Ortopedista e qual foi o diagnóstico FARPAS DE LÃ DE AÇO IMPERCEPTÍVEIS, o médico deixou bem claro, fique longe dessas agulhas são para uso indústrial. 



                                                by Rocosta 2015

Parei com o projeto por um tempo, a pesquisa continuou a procura de agulhas com suporte. Em uma feira de Patchwork  encontrei  um stand vendendo agulha para feltragem a seco Needle Felting  com suporte numero 42 japonesa.
                                       
                                                    by Rocosta 2015



Na mesma época meu filho estava trabalhando nos Estados Unidos  e trouxe um kit  agulha de feltragem  a seco, Needle Felting com 7 agulhas e trava +  proteção para os dedos de silicone, sou teimosa e  continuei a pesquisa ... hehehe.







Outra opção para feltragem sem a manta feltrada, um casaco que comprei como Fleece  parece um Soft, com anos de uso ficou desgastado, esse tecido aceitou a feltragem a seco Needle Felting  iniciei pela gola,  tenho um longo trabalho pela frente, eternizando o pêlo do meu Pet.




Dicas _ a postagem é um  alerta aos iniciantes da feltragem a seco Needle Felting, todo cuidado é pouco, sempre use agulhas de feltragem de boa qualidade com proteção, evitando FARPAS DE LÃ DE AÇO IMPERCEPTÍVEIS e dedos de silicone,  previne as doloridas espetadas.

           http://volarearte.blogspot.com.br/2017/04/feltragem-com-pelo-de-gato-wet-felting.html


 Inspiração criativa devo a minha gatinha Mel, soltando pêlos por toda a casa , como  feno no oeste.
Agora chegou a sua vez, mãos a obra galera ;)